2008: O ano da Segurança da Informação

4 01 2008

Antes de mais nada: FELIZ 2008 para todos. E obrigado pelas visitas (média de 2000/dia) que fizeram com que este pequeno e novato blog entrasse para o “TOP 100” do WordPress Brasil.

__

Se tem uma coisa que posso “prevê” para 2008 é que será um ano em que as pragas virtuais se tornarão cada vez mais destrutivas e devastadoras. Só ter um antivírus atualizado e funcionando corretamente não será o bastante. Digamos que ficará mais evidente a Info Guerra este ano. Por que? Crescimento da internet (leia-se acesso a ela), vendas de pcs a todo vapor e as compras pela internet aumentando a cada dia. Aliado a isso tudo, temos as questões básicas de mudança de SO (XP >>>Vista) e a atualização do service pack do XP. Vocês com certeza concordarão comigo que nem todos os usuários estão preocupados se estão seguros (atualizados) ou não.

Por isso resolvi postar aqui 4 vídeos muito bons, uma iniciativa do CGI.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil), através do Antispam.br . Falam sobre internet, pragas e segurança. Depois de vê-los será fácil saber o que é um vírus, cavalo de tróia ou trojan, worm, bot, spyware, screenlogger, keylogger, spam, spim, spit e spam zombie. Ficou assustado com tantas pragas virtuais? Calma, existe proteção para todas elas, mas o importante mesmo é se manter informado 😉

Produzidos para abranger uma parte da história da internet de forma simples e divertida, as quatro animações — Navegar é Preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa — informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, explicam o que é Spam e dão dicas de como navegar com mais segurança na rede.

1 – “Navegar é preciso” trata do funcionamento da Internet, com suas vantagens, riscos e necessidade de proteção, principalmente mecanismos como o firewall.

 2 – “Os invasores” apresenta os tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuário, reforçando que a maioria dos códigos têm mais de um vetor de entrada e por isso mais de uma proteção é necessária.

3 – O vídeo “Spam” demonstra aos usuários os diversos problemas que podem ser causados pelas mensagens não-solicitadas. Propagação de vírus e de produtos supostamente milagrosos, assim como aspectos relacionados à segurança da rede e do usuário, são alguns dos tópicos abordados pela animação.

4 – O objetivo do episódio “A Defesa” é apresentar ao usuário maneiras e dicas de como se proteger de ameaças na Internet para navegar com mais segurança na rede.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

4 01 2008
mr bigman
6 01 2008
Diogo Corrêa

Bom seria se mais pessoas tivessem esse tipo de conhecimento, infelizmente ainda existem muitos usuários inocentes.
Uma prova disso é o grande número de vírus que são espalhados pelo Orkut, onde a maioria dos usuários desconhece os princípios de segurança.

28 04 2008
jamylle

Gostaria de saber como faço para baixar esses vídeos???
Tento baixar esse novo A DEFESA e não consigo.

28 04 2008
Ti@go Gomes

Olá Jamylle!

Vá em http://www.antispam.br/videos/
Lá você terá algumas opções para download 🙂

Abraços e muito obrigado!

7 08 2008
Rodrigo

Cara, achei super interessante o tema dos vídeos, e vou fazer uma apresentação na mkinha empresa amanhã, mas não consegui visualizar os videos, tem como vc me enviar por arquivo ou me disponibilizar em alguma pagina para download, iria me ajudar muito.

Qualquer coisa liga no meu celular 11-9420-9145 11-9610-4205

valew

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: